O caderno valeviver, do jornal valeparaibano, publicou hoje uma matéria sobre a recente decisão do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) de tirar do ar o comercial da cerveja Devassa, estrelado pela socialite internacional Paris Hilton.
O professor de publicidade e propaganda da Unitau Josué Brazil, um dos entrevistados, é contra a decisão: “Primeiro, porque, de um modo geral, fere a liberdade de expressão e, segundo, porque analisando a peça, em vista de outras campanhas que já foram ao ar, não é tão abusiva ou apelativa”.
Já Eduardo Spinelli, sócio e diretor de criação da Molotov/FGS, também contrário à suspensão, acredita que a decisão reflete um exagero de conservadorismo: “A Antarctica usou a Juliana Paes para fazer a campanha da BOA - Bebedores Oficiais de Antarctica. Em todo Carnaval, a TV Globo expõe a Globeleza seminua na TV. E isso nunca foi motivo de ofensa moral”.
Aproveitando essa polêmica toda, que tomou conta de todas as mídias especializadas do meio publicitário, o CCVP quer saber a sua opinião. Você é contra ou a favor da decisão do CONAR? Por quê? Opine, critique, defenda seu ponto de vista e, acima de tudo, contribua para enriquecer a discussão de um assunto tão atual e relevante para o nosso mercado.
Leia mais sobre a polêmica na edição impressa do valeviver de 3 de março de 2010 ou no site do valeparaibano: www.valeparaibano.com.br



Agências SJCampos Agências Taubaté Agências Taubaté anúncio atendimento cartoon ccvp concurso Criatividade criação Cultura design Emprego Empregos & Estágios Estágio Evento filme humor Ilustração internet Maurício Rett Mercado molotov propaganda Prêmio Recall Publicarte publicidade Página Comunicação quadrinhos redator redação revista site Social Media Supera Comunicação tira tiras TV Unitau vaga Vagas video vt Waigner: o designer web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.


Josué Brazil
É bom ver o CCVP de volta a ativa!!!Michelli
cadê?André Leone
Gostaria muito de um desafio. Como não atuo ainda 24hs do meu dia trabalhando, acaba sobrando um tempinho para freelances. Grato pela atençãomarushio
A Globo pelo jeito gostou da ação criada pela Molotov. http://globoesporte.globo.com/lutas/noticia/2012/01/ring-girls-brasileiras-chamam-atencao-eMarcosTeles
Caros, Gostei muito do logo. simples e direto


março 3rd, 2010 as 3:25 pm
Esse cara falou TUDO:
Eduardo Spinelli, sócio e diretor de criação da Molotov/FGS, também contrário à suspensão, acredita que a decisão reflete um exagero de conservadorismo: “A Antarctica usou a Juliana Paes para fazer a campanha da BOA - Bebedores Oficiais de Antarctica. Em todo Carnaval, a TV Globo expõe a Globeleza seminua na TV. E isso nunca foi motivo de ofensa moral”.
março 3rd, 2010 as 3:39 pm
Eu particularmente gostei da propaganda. Mesmo ela seguindo a linha de pensamento de 90% das cervejas no Brasil que associam loira gelada (cerveja) a mulher loira e bonita, a propaganda traz uma mulher com um vestido curto e não com um biquíni minúsculo. Poderiam dizem que a Paris Hilton influenciaria as crianças a serem sensuais o que eu acho difícil porque somente jovens e adultos acompanham a vida escandalosa e devassa dela.
Se essa medida foi tomada porque alguma empresa concorrente se sentiu ofendida eu devo avisar que não adiantou muito. A decisão fez apenas crescer as polemicas e publicidade espontânea envolta da cerveja.
Ou seja, a cerveja que já era assunto por ser Devassa agora é assunto por não poder ser devassa.
março 3rd, 2010 as 3:47 pm
É brincadeira… É claro que eu sou contra esta proibição idiota. Só os donos da cervejaria é que devem estar gostando da exposição que o CONAR gerou para a marca…
março 3rd, 2010 as 3:51 pm
Está claro que esse comercial estava pronto antes da decisão. A Nova Schin teria recorrido… o argumento era fraco.
Mas a campanha parece boa…
março 3rd, 2010 as 3:56 pm
O Spinelli tirou as palavras da minha boca. Concordo plenamente e completo: Crianças são a todo momento expostas à obscenidades qdo escutam músicas como funk e axé. Qts vezes não vi uma criança cantando “Chupa que é de uva” e/ou dançando “Creu”? Qdo o conteudo é erótico tudo bem, mas qdo é sensual não pode?
março 3rd, 2010 as 4:08 pm
Essa ação está me cheirando coisa da concorrência. Até pq nenhum grupo feminista levantou a bandeira ou a apoiou, me parece estranho.
Idiota e preconceituosa a ação parece isolada da realidade.
Paty, me perdoe, mas deixa o funk fora disso, ele é só um movimento cultural, reflexo dessa sociedade sexista, de clínicas de beleza, protesto pró bronzeamento artificial e futilidades mil vendidas como complementos para a independência, personalidade, etc da mulher.
A corda sempre estoura do lado mais fraco, coitado do funk….rs
março 3rd, 2010 as 4:35 pm
Luiz, e não é exatamente sobre cultura que estamos discutindo?
março 3rd, 2010 as 4:56 pm
Não aprovo a suspensão da peça por parte do Conar, acredito que a conotação sexual esteja ligada ao nome, a marca da cerveja, e não somente aquela peça em especial, se ao invés de DEVASSA, a cerveja fosse BAVARIA Bem Loura, ou então ITAIPAVA Bem Loura, mesmo que a Paris Hilton fosse a garota propaganda não geraria tal reação, portanto acredito que se o Conar deseja abrir alguma ação deve ser quanto a marca do produto, mas isso seria de uma imbecilidade ainda maior. Resumindo, a marca Devassa já carrega em seu DNA essa analogia entre a cerveja e a mulher, desde o seu nascimento como cerveja artesanal, portanto não existe o menor cabimento na decisão do Conar, que deve repensar sua decisão para não abrir brechas para novas ações absurdas deste tipo.
março 3rd, 2010 as 5:21 pm
o NOME da cerveja é mais ousado que o comercial em si.
Como já foi falado, existem peças mais explicitas na tv.
março 3rd, 2010 as 8:09 pm
Concordo com o Ramon a nova propaganda que esta sendo veiculada já estava gravada… parece que toda a propaganda e essa repercussão foi planejada, se não foi, eles se precaveram caso algo acontecesse.
março 4th, 2010 as 9:01 am
Quem entrou com a representaçao junto ao Conar foi um segmento da sociedade civil, mantido em sigilo pelo órgão, como deve ser feito. Sempre há um pessoal disposto aver na propaganda o diabo de mais alto posto no inferno da sociedade contemporânea. Fazer o que?
Vale lembrar que o Conar não tem foça suspensiva ou punitiva, ele apenas solicita aos meios de comunicação e ao anunciante a retirada da peça. Neste caso específico, houve uma liminar obtida na justiça.
Disse ao André Leite, o reporter do Valeparaibano que me entrevistou, que acredito que a estranheza e a reação negativa foram causadas pelo fato do filme escancarar a sensualidade, colocá-la de maneira aberta. E as centenas de outras peças que disfarçam a sensualidade e o erotismo em peças “alegres e divertidas” de mulheres seminuas em praias e piscinas, ou sendo chamadas indiretamente de “boas”, passam despercebidas pela caretice e hipocrisia de alguns segmentos da sociedade.
Disse a ele também que o fato de se ter usado a Paris Hilton, famosa por seu histórico de escandalos, pode ter potencializado a reação negativa. Já a Juliana Paes está em nossas casas nas novelas das oito da Globo quase sempre… então passa quase batido.
E se é para falar de influencias negativas, o que dizer da atual novela das oitio da Globo que mostra dois casais casados em constante situação de infidelidade, traição e comportamento libidinoso. Estaria incitando homens e mulheres a trair? A ter comportamento moral não aceitável? Ora, vamos e venhamos, a reação em torno do filme da Devassa é, no mínimo, riodícula. Pena a Conar ter acatado a queixa e, pior, ter decidido pela suspensão. Perde mais uma vez a liberdade de expressão.
Os outros todos podem e a propaganda não?
E só pra fechar: alguém já viu quanto custa uma longneck da Devassa no supermercado?
março 4th, 2010 as 9:04 am
Peço desculpas atodos pelors erros de digitação no comentário anterior
março 4th, 2010 as 9:06 am
E os deste último também.
Em tempo: gostei da campanha. Ela é a cara do produto, está dentro de seu território. Parabéns a Mood!
março 4th, 2010 as 9:46 am
Realmente Josué, mesmo se foi a concorrência, a sociedade ou o próprio Grupo Schin como estratégia, não justifica o Conar acatar a suspensão. São duas coisas diferentes, embora ambas ridículas.
Fiquei assustado ao ver o preço da Devassa aqui em SP. Mesmo antes do Grupo Schin comprar. Há alguns anos, o chopp Devassa disputava o gosto do freguês em vários pontos da zona norte do Rio.
Cheguei a brindar com a minha família no Iguatemi Vila Isabel com chopp Devassa, por um precinho camarada. Segundo o dono do bar, era uma cerveja nova e o nome era dado porque ela é um pouco mais forte, pois contém mais lúpulo (da família das trapadeiras).
Quem não lembra da propaganda que explicava o que era lúpulo? Pq ela não foi censurada? Fazia analogia entre a palavra “trepadeira” e o sexo feminino.
O interessante é que os criadores da Devassa se utilizaram dessa deixa da concorrência pra dar nome ao seu produto. Nome esse excelente na minha opinião, pois quem toma cerveja ou gosta e compra pelo nome, ou nem liga. Mas quem não curte uma piada maliciosa na mesa de bar?
Admiro a Devassa desde o primeiro chopp, só me decepcionei com o preço aqui em SP. Talvez os paulistas sejam mais comportados…rs
março 4th, 2010 as 9:50 am
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendo o artigo “Devassa com tarjas pretas”, publicado ontem no blog Brainstorm #9: http://www.brainstorm9.com.br/2010/03/03/devassa-com-tarjas-pretas/
março 4th, 2010 as 9:50 am
Ela passou a se posicionao como cerveja premium a partir do momento em que o Grupo Schin assumiu seu controle. Mas quis colocar isso também como argumewnto para o fato de que a cerveja é direcionada a um público adulto e de alto poder aquisitivo. Bem mais restrito do que uma novela.
março 4th, 2010 as 11:31 am
Eu concordo com Eduardo Spinelli. Tantas novelas já passaram cenas muito mais apelativas do que o comercial, aliás o comercial não tem nada, apenas a Paris Hilton dançando e um monte de gente vendo. O que tem de mais nisso? Na TV já apareceu caada coisa!
março 4th, 2010 as 1:49 pm
Gente, a Devassa antes da Schin era super premium, não?
Aliás, acho que no Rio continua tendo essa opção, e além da loura, tem a ruiva e derivadas. Só vendida em long neck. E ela é conhecida pelo preço salgado.
Os consumidores da Devassa tão reclamando desse novo posicionamento mais popular.
http://portalexame.abril.com.br/blogs/primeiro-lugar/2010/02/09/camarote-nova-schin-vira-devassa/
março 4th, 2010 as 1:51 pm
Complementando: Luiz Carioca, faz tempo que você tomou? Vai ver ela encareceu nesse período…
março 4th, 2010 as 3:05 pm
O interessante sobre o assunto é que a Schin não está preocupada com nada disso e que essa polêmica toda só vai de encontro com os objetivos estratégicos da empresa. Alguém se perguntou o porque de uma celebridade internacional? Alguém por acaso prestou atenção ao aumento do portfólio de produtos da Schin e o quanto isso representa para viabilizar uma grande fusão? Culturalmente falando (é o que se discute aqui) é mais um comercial baseado em nada de criatividade e protagonizado por uma devassa que poderia ser qualquer uma, do Brasil mesmo.
março 4th, 2010 as 3:06 pm
“…de encontro aos objetivos” foi mal.
março 5th, 2010 as 9:30 am
O esquema é colocar o CONAR no plano de mídia da campanha, da muito mais resultado.
março 5th, 2010 as 11:05 am
Não concordo, Achei muito legal e criativa a capanha, pois é bem diferente de todas as outras de cerveja. Para mimé bem inocente, meus sobrinhos assistiram quando estava em teaser ainda eles tem 9 anos e eles me perguntaram, quem é essa??? Muitos brasileiros não tem um repertório que inclua a Paris Hilton. São poucas as pessoas que sabe quem é ela.
Não é muito apelativa, pro causa da modelo.
Se colocasse uma brasileira, padrão Paola Oliveira seria bem mais apelativa.
março 5th, 2010 as 3:05 pm
Roberta, deve fazer uns 5 anos.
Acho que de lá pra cá ela foi se posicionando como premium e mais selecionada (leia-se cara).
março 5th, 2010 as 8:45 pm
Toda cerveja regional e meio artesanal tem um custo mais alto. Era o caso da Devassa, creio eu. A estratégia de crescimento da Schin é baseada na absorção de marcas regionais de cerveja, por isso também a compra da Baden Baden, aqui de Campos do Jordão. O que ocorreu é que eles resolveram dar mais visibilidade e penetração a Devassa, mas posicionando-a como cerveja premium. É, também, uma estratégia de ampliação de portfólio para fazer frente a Ambev.
Acredito que a escolha da Paris Hilton faz parte da estratégia de posicionamento da marca, ligada ao nome e a temática da campanha.
Repito: gosto da campanha e, assim, permito-me discordar do Maurício Jorge.
março 5th, 2010 as 11:22 pm
Duvido que qualquer devassa aqui do Brasil faria o mesmo efeito. Trazer alguém de fora colabora muita para que se consiga essa aura premium. Tem que ter muita bala na agulha pra isso.
Sobre a suspensão do comercial, a chatice venceu (de novo). Mas, como sempre, os chatos acabam levando um baile, no fim das contas.
março 5th, 2010 as 11:23 pm
É isso aí Josué, seria muita pretensão de minha parte querer que todos concordassem comigo, mas enfim tocou-se no ponto que realmente interessa: a estratégia de negócio envolvida na situação em questão e não um debate vazio sobre moralidade e censura. Até porque estamos cansados de ver as incoerências relacionadas ao tema. Um abraço a todos.
março 17th, 2010 as 4:56 pm
Eu chamo isso de falta de respeito à sociedade em geral. ESTÃO TIRANDO NOSSO DIREITO DE LIBERDADE!!!
CADÊ A VOZ DO POVO AI NO MEIO???
março 27th, 2010 as 10:02 pm
teria ficado muito bom o comercial se ela nao tivesse se exibido tanto, de forma mais natural, teria ficado excelente, acontece que muitas garotinha andam copiando esta socialyte e ai poderia poderia acontecer o mesmo com …