Encontrei no blog do Washington Olivetto, este é o primeiro filme brasileiro a ganhar um Leão de Ouro em Cannes. Ele foi criado pelo próprio Washington em 1974. Aproveitem.
P.S. do Olivetto:
O tema abordado no filme (o preconceito no mercado de trabalho contra os profissionais com mais de 40 anos) era forte naquela época, foi combatido por essa campanha, encolheu durante um bom tempo, mas, infelizmente, ressuscitou nos últimos anos graças ao tal fenômeno da juvenilização das empresas.



Agências SJCampos Agências Taubaté Agências Taubaté anúncio atendimento cartoon ccvp concurso Criatividade criação Cultura design Emprego Empregos & Estágios Estágio Evento filme humor Ilustração internet Maurício Rett Mercado molotov propaganda Prêmio Recall Publicarte publicidade Página Comunicação quadrinhos redator redação revista site Social Media Supera Comunicação tira tiras TV Unitau vaga Vagas video vt Waigner: o designer web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.


Josué Brazil
É bom ver o CCVP de volta a ativa!!!Michelli
cadê?André Leone
Gostaria muito de um desafio. Como não atuo ainda 24hs do meu dia trabalhando, acaba sobrando um tempinho para freelances. Grato pela atençãomarushio
A Globo pelo jeito gostou da ação criada pela Molotov. http://globoesporte.globo.com/lutas/noticia/2012/01/ring-girls-brasileiras-chamam-atencao-eMarcosTeles
Caros, Gostei muito do logo. simples e direto


maio 11th, 2009 as 10:11 am
Este é clássico e é também um dos meus preferidos.
Agora, é engraçado ver o Washington falando sobre juvenilização nas empresas. É sabido que hj as grandes agências estão abarrotadas de recém-formados, sem experiência. Um bando de baba-ovo de anuário. Reflexo do mercado? Influência das empresas de internet? Talvez, mas tem uma ponta de bundamolice nisso tudo. O resultado tá na mídia: campanhas muito bem produzidas mas com criatividade duvidosa.
maio 11th, 2009 as 1:41 pm
Jair
Pra mim iso está mais relacionado à desvalorização das agências por parte das empresas anunciantes. As agências perderam valor. Não vendem mais idéias, raciocínios…Vendem anúncios, peças… São entregadoras de planos de mídia pré-fabricados e estão constantemente preocupadas com os 20% de comissão!
O cliente faz leilão de preços, trata a agência como trata a empresa que vende produtos de higiene para ela.
Aí a rentabilidade das agências cai e elas têm que reduzir custos e contratar pessoas cada vez mais jovens.
Aqui na região há equipes enormes formadas por estagiários…
vamos ver agora, com a nova lei do estágio, como esta situação vai ficar.
Desculpe aí… é quase um desabafo!!!
maio 11th, 2009 as 2:16 pm
Eu acredito que talento não tem idade. Existe muito estagiário que dá pau em cara com muita experiência. Mas uma coisa é certa: O valor ($) de quem já possui anos de mercado realmente é maior, o que “força” as empresas a dar preferirem 2, 3, 4 jovens a um cara mais velho.
Considero equilíbrio de idades e experiências dentro de uma empresa saudável e fundamental.
maio 11th, 2009 as 2:24 pm
Também acho, Filipe, mas a questão não é essa. Nada contra os jovens, mas lhes falta rodagem, experiência, embora muitas vezes sobre talento.
maio 11th, 2009 as 2:59 pm
Tá certo Josué é a realidade. Agora Filipe, talento não tem idade, concordo, mas estagiário só vai dar pau em profissionais inexperientes. O estagiário quer fazer mas na maioria das vezes não sabe como.
maio 11th, 2009 as 5:38 pm
Jair, discordo. Mesmo porque a gente é cheio de “profissionais inexperientes” ou sem talento por aí, aliás, nosso mercado é cheio de gente que nem profissional pode ser considerado…
maio 11th, 2009 as 7:30 pm
é… tem esse problema também. Dá pra contar nos dedos diretores de arte e redatores, de verdade, atuando no Vale. Agora, se temos poucos profissionais talentosos, imagina estagiários talentosos…
maio 11th, 2009 as 8:00 pm
Existe gente boa e gente ruim de qualquer idade, jovem ou velho, sei lá. Tem talento jovem que pode brilhar e superar quem já está no mercado? Sim, especialmente se o velho não tiver competência e, principalmente, o talento. Se você já tem talento e ainda reúne a experiência, vira um super profissional.
Se qualquer um de nós olhar um anuário de uns anos atrás, vai perceber a diferença na qualidade criativa das peças. Ver anuário antigo é super legal, acho que dá bem para entender o que a juvenilização das agências fez com o mercado e sacar o que o Washington fala. Acho que é disso que o post se trata.
maio 11th, 2009 as 11:16 pm
Talento não basta, a não ser quando é genialidade. E eu, até hoje nunca conheci um gênio em publicidade. Pois a publicidade envolve técnica. Qual cor não vai dar pau, qual palavra o público vai entender melhor, qual material não vai envergar no PDV, são questões técnicas que fazem a diferença pra quem paga a conta, e que podem afundar uma grande idéia.
Vou explicar o q considero gênio. Rimbaud escreveu toda sua obra dos 16 aos 20 anos. Até hj ele é considerado um dos melhores poetas franceses de todos os tempos. Isso mesmo, vários acadêmicos estudam a fundo a poesia de um muleque que vivia de porre, que mal frequentava a escola. Pra mim, isso é genialidade.
Só talento não basta, se vc não for gênio, vai precisar da experiência.
*pra quem ficou curioso, após os 20 anos, Rimbaud decidiu que já tinha escrevido tudo que devia e foi trabalhar em ferrovias na África. Voltou ferido, perdeu a perna e ficou doente, morreu com 23 anos. A lá Noel Rosa, outro gênio na minha opinião.
maio 11th, 2009 as 11:19 pm
aki em Campinas temos uma gíria pra denominar agências formadas por estagiários na maioria. Chamamos de agência de Equipe McDonalds…rs
maio 12th, 2009 as 9:00 am
é Luiz , aqui tá cheio de McDonalds…
maio 12th, 2009 as 11:51 am
Tá mesmo!!!
E “velho” só continua na agência se comprovar que tem talento, técnica e capacidade, senão, do jeito que a fila é grande, ela anda rapidinho.
Não tenho absolutamente nada contra jovens talentos. Trabalho com isso há 18 anos anos. Acho até que aprendi a reconhecê-los depois de um tempo de contato. Mas, no nosso negócio, não deveria ser saudável colocar coisas de enorme responsabilidade na mão de equipes juniores.
É como no esporte: se você tem uma equipe experiente, rodada, com vários craques, pode lançar dois ou três talentos novos por temporada. Eles vão ter apoio e estrutura da equipe veterana e experiente. E a coisa vai andar!
E, em tempo, cuidado com a expressão “velho”. Tem muito cara de 50 anos ou mais por aí que é extremamente mais antenado e atualizado que muitos da geração Y.
Abraços!
maio 12th, 2009 as 12:18 pm
Muito se fala, mas pouco se faz. As agências aqui do Vale continuam a explorar os “jovens talentos”, mesmo quando adquirem qualidade profissional. E quando eu digo explorar, é sugar tudo o que o cara tem mesmo, até quando a lei não permite mais (isso quando não continuam a fazê-lo por baixo dos panos).
Acredito que o pessoal aqui do Vale que não é jovem já está fixo no mercado… ou já mudou de mercado. Eu conheço muito cara talentoso, criativo e inovador pra caramba que se recusa a trabalhar em agência porque pagam pouco.
maio 12th, 2009 as 3:08 pm
Fiquei e, estou me perguntando “QUAL É A IDADE DESSA GALERA?” Rapazes. Existem verdades absolutas e verdades relativas. No meu ponto de vista - verdade relativa - existem muito mais fatores para determinar a predominância de sucesso em uma equipe, que sá em toda uma corporação.Não cabe a generalização.O desenvolvimento pessoal e profissional no meu ponto de vista é acontece de forma subjetiva. Reflitam um pouco comigo… O mundo se renova a cada segundo, certo? Porém, é a faixa etária determinante fator para que alguém tenha essa sensibilidade e esteja antenado(a) com essas mudanças e se adeque? Tenho envolvimento com pessoas de faixa etária diferentes do nosso mercado e de outros que corroboram para que eu conceba a seguinte resposta:NÃO. Não acho que os adjetivos citados funcionam de forma isolada, antes, no profissional em alta, elas funcionam como um Mix. Portanto os veteranos e os mais jovens mixados em qualquer ambiente, acredito ser UMA DAS receitas de sucesso.
Não acham?
Valeu rapazes…
maio 12th, 2009 as 3:41 pm
Galera.
Esta característica não é exclusividade do Vale,ou mesmo do Brasil, é uma característica dos líderes basicamente capitalistas da propaganda atual.
Mas ainda tem muitas agências, líderes e equipes q se salvam. Já vi isso q falara,mas tb já vi muitos caras 40+ acomodados e que não acompanham tendências. Não dá pra generalizar.
Pra quem tem experiência, estar cercado de gente nova e afimde brilhar é um prato cheio!
O lado ruim,é que diminui a competitividade inteligente, limitando a verbas…
=)
maio 12th, 2009 as 5:21 pm
Filipe
Com outras palavras, você disse exatamente o mesmo que eu. Elas pagam pouco porque se valorizam ouco junto aos clientes. brigam pra sobreviver… então não conseguem pagar bons salários. E, de acordo com a observação do Olivetto, isto não ocorre só no Vale, mas em todo mercado brasileiro. Não quero discutir jovens e velhos, talentosos e não talentosos, plugados ou desplugados, mas sim o fato de que as agências têm que se reposicionar para voltar a se valorar e poder pagar melhor.
Aí els poderão fazer um bom equlibrio entre talentos novos e não tão novos.
Será que me fiz entender?!
Abração!
maio 12th, 2009 as 5:55 pm
Eu sei que falamos a mesma coisa, Josué. Não quis contradizê-lo ou algo do gênero, apenas desabafei.
maio 13th, 2009 as 1:10 pm
Beleza, Filipe!
Acho que ambos desabafamos!
maio 16th, 2009 as 1:58 am
Recém-formados? Mas, se for por essa lógica, o Olivetto deveria ser o pior de todos. Nem chegou a se formar =]
Não dá pra generalizar, não, é uma questão complexa. Afinal, nem toda experiência realmente compensa. Um caminho feito de experiências no sentido do atraso, só se desvia da direção da competência (e o pior é que o profissional fica cego com uma concepção totalmente inadequada). E, de ambos os lados (jovens e experientes) existem egos homéricos.
Luiz, essa questão de genialidade é f### mesmo. Mas pra que ela chegue longe, é necessário o mínimo de técnica. Nosso corpo e mente têm que estar treinados pra transmitir nossos sentimentos.
Não é à toa que arte em grego é tekhné (mas com o passar dos tepos se tornou algo bem mais complexo e interessante).
O Rimbaud com certeza tinha, de alguma forma.
maio 16th, 2009 as 8:22 am
O Washington é do tempo que publicitários tinham talento o bastante para serem (brilhantes) escritores, artistas plásticos, compositores. Não precisavam fazer faculdade pra serem chamados de publicitários. Era outro nível. Tem recém-formado que é muito bom, a sensibilidade de alguns novos talentos extrapola a falta de técnica. Mas a grande maioria nem técnica tem.
maio 16th, 2009 as 8:30 am
Guilherme
Acho que genialidade vai além, muito além da técnica. É algo quase ou totalmente mágico. Sim, há a técnica, mas Garrincha quando apareceu a primeira vez para treinar no Botafogo jamais tinha feito um treinamento sequer em categorias de base e acabou sendo o “Anjo das Pernas Tortas”. Fugia dos treinamentos, bebia, saia com vedetes nas vésperas dos jogos… mas foi um tremendo gênio! E isso pra citar só Garrincha como exemplo.
Realmente o Olivetto não se formou em nada, mas, pra mim, é gênio. Muita gente passa por universidades e desperdiça a chance mínima que tem por lá: a de reunir os mais diversos conhecimentos. E ele é um homem culto, inteligente e de apurado raciocínio. Técnica é complemento. É só ferramenta. Ao menos em propaganda.
Em outras áreas, como a música, ela cresce em imortância. Mas quantos artistas geniais e totalmente intuitivos já não maravilharam o mundo?
Bem, pelo menos penso assim. E acho que o comentário do Luiz foi nesta linha.
Bom fim de semana a todos!