Olha o português dando trabalho pra gente.
O QUE MUDA
Entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro será alterado com as mudanças
HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r - ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"
TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem
GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido"
Fonte: Folha de São Paulo



Agências SJCampos Agências Taubaté Agências Taubaté anúncio atendimento cartoon ccvp concurso Criatividade criação Cultura design Emprego Empregos & Estágios Estágio Evento filme humor Ilustração internet Maurício Rett Mercado molotov propaganda Prêmio Recall Publicarte publicidade Página Comunicação quadrinhos redator redação revista site Social Media Supera Comunicação tira tiras TV Unitau vaga Vagas video vt Waigner: o designer web
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck and Luke Morton requires Flash Player 9 or better.


Josué Brazil
É bom ver o CCVP de volta a ativa!!!Michelli
cadê?André Leone
Gostaria muito de um desafio. Como não atuo ainda 24hs do meu dia trabalhando, acaba sobrando um tempinho para freelances. Grato pela atençãomarushio
A Globo pelo jeito gostou da ação criada pela Molotov. http://globoesporte.globo.com/lutas/noticia/2012/01/ring-girls-brasileiras-chamam-atencao-eMarcosTeles
Caros, Gostei muito do logo. simples e direto


maio 28th, 2008 as 4:08 pm
Uma dúvida, pode?
No caso do acento diferencial, o acento circunflexo também entra nessa parada?
Exemplo: Forma e Fôrma.
maio 29th, 2008 as 3:56 pm
Eu sou contra algumas dessas alterações.
maio 29th, 2008 as 4:11 pm
Matheus, eu acho que sim, mas tem q perguntar pro gênio q inventou essa idiotice. Ah, Filipe, estou meio de acordo com você, sou contra TODAS essas mudanças. Mais pelo motivo do que pela mudança em si.
Querem pasteurizar a língua, se esquecendo que ela faz parte da cultura. A língua é viva. E a gramática é uma forma de engessá-la. Tem seus benefícios, mas não se pode engessar algo pra sempre.
Qdo a gente se adaptar a essas mudanças, o jeito de falar e escrever já estará diferente entre os países do acordo.
Alguém já assistiu o filme Terra Estrangeira do Fernando Meirelles? Ele é gravado em Portugal. Tem uns angolanos que não dá pra entender o que eles falam. Engraçado, eles falam a mesma língua que nós? Pra mim não.
maio 30th, 2008 as 10:14 am
As pessoas que visitam Portugal dizem que, ao contrário do Brasil, os erros gramaticais na escrita cotidiana do comércio (placas, banners, fachadas etc.) não existem.
Concordo com o Luiz, nosso português é outro, tanto na escrita, quanto na fala.
junho 2nd, 2008 as 9:16 am
Também não concordo com certas mudanças, mas… quem sou eu???
Vou passar a escrever errado (rs) pois até me acostumar às novas regras vai demorar um tempão!
Só descordo de ver a gramática como algo que engessa a lingua. Ela normatiza. Normatizar não é podar a liberdade e nem muito menos coibir as transformações e evoluções da lingua.
Ai.. já tô lingüístico demais, credo!!!
junho 2nd, 2008 as 10:56 am
Eu sei q tenho uma postura radical. devo muito disso a unicamp. olha q sou fichinha, lá tem um pessoal bem pior…rs. academia é lugar de doido, mas são os doidos mais felizes.
mas isso que é o interessante. seja quente ou frio, morno eu te vomito…hahahah.
junho 2nd, 2008 as 11:26 am
É isso aí, Luiz.
Mas, em tempo, essas minhas idéias também vêm da academia, mais especificamente do mestrado em Lingüística Aplicada da Unitau.
E concorso: o meio termo é nada!!!!!!
junho 2nd, 2008 as 12:02 pm
Mas Josué, eu falei pensando em vc mesmo. Pode se incluir na lista dos doidos…ahahahah
abs
junho 3rd, 2008 as 9:22 am
Valeu, Luiz!!!
junho 6th, 2008 as 10:41 am
Também não concordo com tais alterações. Ao construirmos uma redação, partimos do modo de escrita publicitária, modo esse que será interpretado pelo senso comum.
Talvez depois de serem implantadas em livros didáticos e passarem pelo conhecimento de bastantes pessoas, essas alterações já estarão “prontas” para serem trabalhadas no mercado publicitário sem qualquer tipo de pré conceito. Pois aí sim, o senso comum estará preparado para tal.
O que acham?
junho 6th, 2008 as 2:40 pm
Hj recebi um email sobre ditados populares. Nele dizia que o ditado conhecido por: “quem não tem cão caça com gato”, na verdade, seu original é “quem nao tem cão, caça COMO gato”. O moleque que tem bicho carpinteiro, na verdade tem “bicho no corpo inteiro”, e assim vai. A língua é viva, ela muda.
Ao lançar essas novas regras a língua dos países participantes estarão padronizadas. Mas será preciso tempo para a adaptação das mudanças. Durante esse tempo de adaptação, cada povo vai criar suas próprias formas de se adaptar a essas mudanaças, quebrando o padrão de novo.
É como tentar proibir o funk, acabou virando moda. Cultura não se prende, proibe ou controla, ela é viva, não adianta lei.
Então, vai demorar pra se criar esse senso comum, e a publicidade terá um papel fundamental nisso. Na minha opinião, se essas regras não pegarem na propaganda, não vão pegar no senso comum e não vão pra boca do povo.
junho 9th, 2008 as 12:06 pm
Concordo que o papel da publicidade é popularizar, Luiz. E vou além, acho até que a publicidade tem o papel de “educar” o senso comum. Mas, devido à própria publicidade atual os anúncios, spots, comerciais estão caminhando para uma ignorancia de fatos absurda.
Temos o exemplo do slogan: “Faz um 21″
onde encontramos a frustrada tentativa da Embratel de usar este slogan com o propósito de falar direto “com você”.
Não aconteceu. Está errado (pois toda vez que assistimos à um comercial da Embratel, temos a sensação que realmente não estão falando diretamente com a gente. Percebemos que o texto é lido para várias pessoas)
Isso tornou-se normal e até “bonitinho”. Porque foi banalizado pelo senso comum.
Se banalizar o errado, convence.
Por quê não, o certo?
Isso foi o que eu quiz dizer ao defender que primeiro temos que popularizar tais alterações, nos livros didáticos.
junho 10th, 2008 as 4:07 pm
prefeito trasao
i amo pela aute
junho 10th, 2008 as 4:09 pm
estou odiando essa idéia pois,
ja me acustumei beijos
junho 24th, 2008 as 8:22 pm
Desse jeito vou tirar 0,0 na prova de gramatica!!!
=(
julho 3rd, 2008 as 8:45 pm
Padronizar a língua é uma ótima idéia.
Pois, pelo menos na escrita, estaremos nos comunicando com Portugal e cia de forma muito mais fácil.
Não sou resistente à mudanças…
Não vivo de cultura (cultura como sinônimo de “costume”)…
Imagina o trabalho que um estrageiro tem para aprender nossa lingua que por si só já é complexa, agora imagina que cada país é um “português” diferente!!!
E outra coisa:
As novas regras são ótimas também para facilitar e muito a escrita… inúmeros acentos, hifens, etc foram retirados… incorporou o k y w…
Eu faria muito mais mudanças!!!
Mudanças privilegiando o português e não a origem da palavra:
Quem foi o jumento que decidiu que é bom ter “s” com som de “z”, “c” com som de “s”?!?!?!
Vou morrer e não vou ver isso mudar…
agosto 18th, 2008 as 3:00 pm
Eu gostaria de saber, quando usaremos as novas letras (K,Y,W)?
agosto 18th, 2008 as 3:13 pm
Muita gente já usa pra colocar nome nos filhos…rs.
agosto 23rd, 2008 as 5:45 pm
Que Países que vão participar dessas novas regras????
Só sei que são 8,acho…
agosto 31st, 2008 as 3:02 pm
esse pessoal não te mais o que fazer?
vá mudar os móveis da casa de lugar e deixa nossa gramática em paz!
de que serve essa unificação?
somente para a perca da nossa identidade cultural, na minha singela opnião!
uma pouca vergonha, discordo de todas elas!
setembro 18th, 2008 as 4:53 pm
É ATÁ QUE É UM POUCO LEGAL MAIS É MUITO COMPLICADO POR ISSO TEN QUE PRESTAR ATENÇÃO NA AULA DE LINGUA PORTUGUESA BJS
setembro 30th, 2008 as 4:37 pm
Por que ainda há necessidade de manter o acento indicador de crase, alguém pode me ajudar a entender isso? Às vezes penso que ele se mantem por tradição!
setembro 30th, 2008 as 4:44 pm
Alguém pode me indicar obras para estudo do assunto (gramática em geral e principalmente sintaxe), pois as gramáticas mais conhecidas informam as regras, mas não aprofundam o assunto.
outubro 1st, 2008 as 2:20 am
é…
Alguém pode me responder o que acontece com a crase nessas novas regras?
Me falaram que ela ia ser banida, assim como o trema, mas fui pesquisar (em fontes não muito seguras) e não vi nada relacionado.
outubro 1st, 2008 as 2:20 am
aqui também não diz nada..
outubro 1st, 2008 as 8:18 am
Pessoal, o IG tem um especial sobre o assunto que tem um link pra fazer download de uma apostila mais completa.
http://educacao.ig.com.br/acordo_ortografico/
outubro 13th, 2008 as 10:21 am
CONTRA….GOSTARIA QUE CITASSEM AO MENOS UMA VANTAGEM SIGNIFICATIVA PRA TODA ESSA CONFUSÃO…
UM EX….
VOU PÁRA GOIÂNIA.
APÓS A MUDANÇA…
VOU PARA GOIANIA…DEU PRA VER A DIFERENÇA?
ASSIM SENDO….QUERO SABER COMO VOU DIFERENCIAR SE, QUERO IR A GOIÂNIA?…..OU SE, QUERO PARAR A CIDADE DE GOIÂNIA.
outubro 13th, 2008 as 9:25 pm
CONCODO COM A MUDANÇA…DISCORDO COM O POUCO QUE FOI FEITO EM RELAÇÃO A ESCREVER CONFUSAMENTE “S” COM “C”, “Z” COM “S”, “G” COM “J” E ETC
outubro 20th, 2008 as 1:58 pm
gostaria de saber quando começera a valer essas novas regras gramaticais?
outubro 21st, 2008 as 9:56 am
eu acho isso maior frecura vai atrapalhar muitas pessoa ,e vai confudir bastante nossas cabeças.
outubro 22nd, 2008 as 9:21 pm
Humm!!! nuss vaii confundir toda minha cabeça rsrsrsrsr agorah e que eu vou piorar um gramatica!!!
outubro 30th, 2008 as 7:50 am
essas regras vai confundir a cabeça de todo mundo afinal porque fezeram essas regras q até hoje ninguém conseguil me expicar isso????
novembro 1st, 2008 as 11:38 am
pra mim tava bao do jeito q tava
novembro 1st, 2008 as 11:39 am
agora minha prof fica passando trabalho sobre essa porcarria ae!!!
XD ££££
novembro 1st, 2008 as 4:36 pm
legal essas modificacoes
novembro 11th, 2008 as 1:21 pm
Apesar dos problemas que as novas regras irão trazer,acho válida a mudança.
Só estou contra o prazo,o país só decidiu mesmo mudar tudo esse ano e a partir do ano que vem já estará em vigor,livros e dicionários já terão as novas regras incluídas.
É muito curto o espaço de tempo pra adaptação.
novembro 12th, 2008 as 6:35 pm
Sou contra algumas das mudanças acima!
Português ariginalizado de Portugueses e Africanos; significar um pouco de nossa cultura !
novembro 13th, 2008 as 3:28 pm
sou contra muitas regras novas
novembro 18th, 2008 as 6:33 pm
Será que é possivel conviver com essas novas regras?
namoral vai ficar muito confuso!!
SOU CONTRA TODAS ELAS!
novembro 19th, 2008 as 3:47 pm
gostaria de fazer uma perguntinha…
Sobre crase, haverá alguma mudança?
Odeio isso!!!
novembro 22nd, 2008 as 12:12 pm
aaa prafala a verdad eu acho tudo isso uma bestera pra q tiveram qui mudar isso o brasil ja esta do geito qui ta tem tanat gente que naum saabi nada direito as pessoas que ja formaram como vao fazer pra adaptar isso nas sua s vidas isso e tudo uma bobera isso so vai atrapalhar a vida de todos so que ao msm tempo ira concertar coisas que ja deveria ser concertadas como exceçao a mais em fim e problema deles eu vo continuar a escrever como ja iscrevo alguem ai concorda
dezembro 8th, 2008 as 4:51 pm
nós vivemos num undo globalizado e eh preciso diminuir as fronteira
portanto ninguem aki eh burro o suficiente para nao consigir se acostumar com as novas regras que por sinal sao muito simples…
criticam o brasil pq tem gente que escreve errado mais depois dos relatos acimas citados
agente ve q até pessoas com acesso a internet
escreve errado ou diz q vai escrever errado achando bonito, dai eu pergunto vc acha que eh bonito ser feio?
e eh preciso entender que as mudanças foram fitas por profissionais da lingua portuguesa para melhorar tah discontente vai morar na argentina e falar igual aos hermanos.
até
dezembro 29th, 2008 as 4:46 am
Tudo bem, eu posso conviver de forma pacífica com essas mudanças…
Mas alguém pode me dizer o porquê de não tirarem a maldita crase?! rsrsrs
Já que um dos argumentos é “facilitar”… bem que eles poderiam ter pensado naquela danadinha que adora confundir nossas cabeças!!
Já vi que vários comentaram sobre isso… quem mais concorda?
dezembro 29th, 2008 as 8:38 pm
Bem, concordo plenamente com as novas regras, que no entanto são até simples para se entender.O que estou imaginando agora é que muitos brasileiros vão se bombar nos concursos e vestibulares por falta de costume, porque mudar uma cultura não se faz de noite para o dia.Sorte para todos.
dezembro 29th, 2008 as 11:54 pm
Faço minha as palavras do professor Pasquale:
O BRASIL PRECISA DE REFORMAS NAS LEIS, NÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um povo analfabeto continuará assim, com, ou sem reformas gramaticais, até que haja reforma na educação!
É preciso preocupar-se com a base, pessoas bem preparadas intelectualmente aprenderão seja lá qual for a regra!
Eu discordo totalmente, a língua portuguesa é uma das mais belas e completas do mundo, basta “querer” conhecê-la
dezembro 30th, 2008 as 4:06 pm
Os livros como as velhas regras não serve mas?
dezembro 31st, 2008 as 8:55 am
Novas regras de lingua portuguesa
dezembro 31st, 2008 as 9:08 am
Como já citou Karina(acima), o Brasil precisa de várias reformas, mas nas LEIS DO DIREITO - Códigos civil, penal , tributário, etc. Tenho pena das pessoas que estão estudadando em casa p/ comcursos por não poderem pagar um cursinho preparatório e que vão se deparar com estas novas regras, onde nós sabemos que é mais fácil armazenar informações quando elas já estão presente em nossa vidas desde cêdo !!!
janeiro 2nd, 2009 as 11:40 am
As letras k, w, y não deveriam ser incorporados a lingua portuguesa, pois pertence a cultura norte-americana e praticamente não a usamos na nossa escrita, a nao ser quando a palavra já é de origem Gringa.
janeiro 2nd, 2009 as 12:51 pm
P.S: Não foi o prof. Pasquale quem falou isso!
Desculpem :/ Rs.
janeiro 2nd, 2009 as 10:56 pm
Olá pessoal!
Eu acho que o povo brasileiro deveria aprender melhor a nossa língua, pois pelo que vejo nos próprios comentários acima, há muito o que aprender, antes de reclamar das novas regras gramaticais.
janeiro 2nd, 2009 as 10:58 pm
Ahhhh!!! Começamos pelo próprio presidente da república!!!!
janeiro 3rd, 2009 as 11:12 am
Vejo essas novas regras uma idíotice, gostaria de conhecer esse gênio…
Pois sou totalmente contra não tem necessidade pra isso o trema , como exemplo…
MUITA IDÍOTICE….
janeiro 3rd, 2009 as 2:15 pm
Eu concordo com as novas mudanças , acho que precisava mudar algumas coisas mais , tais como o som que complica a cabeça de uma criança quando está sendo alfabetizada ( casa - porque não caza) mais de qualquer forma as regras são simples e de fácil assimilação.
janeiro 4th, 2009 as 12:18 pm
Os brasileiros adoram inventar regra, unificar, copiar o que os países de primeiro mundo fazem, a menos um a redução da corrupção, o aumento de mecanismos de controle para se evitar os ladrooes do dineiro público.
janeiro 4th, 2009 as 12:56 pm
Concordo com alguns comentários feitos por algumas pessoas,”O que tem que mudar são as LEIS e não o portugues”.
janeiro 4th, 2009 as 8:40 pm
Mexem, com coisas que nao tem nada a ver.. deveriam diminuir os politicos de brasilia, se preocupar com o desemprego do país, com que fazer com as bandidagens que assola o país.pois isto já virou uma bola de neve.Pagar bem o profissional da educaçao.Este é meu desabafo, pois até o presidente fala errado, nem ele cuitado aprendeu a gramática antiga ..já colocaram uma nova.. agora que a coisa nao anda mesmo..
janeiro 5th, 2009 as 3:51 pm
Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
a palavra “coordenadas” ou “coordenação” como ficará?
janeiro 5th, 2009 as 3:53 pm
Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês.
a palavra “coordenadas” ou “coordenação” como ficará?
favor responderem neste comentário!
janeiro 5th, 2009 as 4:13 pm
eu não sou o mais indicado pra responder, mas creio que “coordenadas” e “coordenação” continuam sem alteração.
janeiro 5th, 2009 as 7:32 pm
uncia não derevia ser mudada somo basileiro e temos o direto de escrevê errado
janeiro 6th, 2009 as 5:32 pm
Antes de lides acerca das novas regras, deveriamos nos preocupar com as antigas, tais como, Para ao ivés de “pra”; Letra maiuscula depois de ponto continuativo; tem no lugar de “ten” etc.
Sobre a nova regra, ela é inútil, deveriam ter mudado ou abolido a regra do “SS”, “s” e “Ç”.
janeiro 8th, 2009 as 12:53 pm
SOU CONTRA ESSAS %#@! DE MUDANÇAS !
janeiro 9th, 2009 as 10:04 am
eu não concordo com as novas regras porque vai ser muito gasto para o Brasil dinheiro que daria para fazer outras coisas vão ser investidos em novos livros novos dicionários por isso eu não concordo é um verdadeiro disperdicío…
janeiro 9th, 2009 as 11:42 am
Eu não sou totalmente contra, ficou até mais fácil de aprender algumas regras.Mas também algumas são pura falta do que fazer!
janeiro 10th, 2009 as 1:51 pm
Eu tenho 9 anos, e acho que essas mudanças vão dificultar a nossa aprendizagem
janeiro 11th, 2009 as 6:25 am
eu acho correto porq essa nossa lingua é cheia de regras em que nos passamos a vida toda tentando segui-las corretamente e não conseguimos, com exeções de pessoas formadas em letras é claro, na minha opinião o inglês se expandi pois não tem tantas regras como o portugues ou seja é uma ligua facil de se aprender ex: se uma pessoa que mora nmo brasil com 14 ou 15 ano for para os USA com 20 anos eu acho q ele tem o dominio melhor sobre o ingles q o portugues…
janeiro 11th, 2009 as 7:25 pm
Acho que isso e devido ao nosso presidente, Luis Inacio Lula da Silva, que por sua vez, e analfabeto. Nao acha, pergunto. Agora, teremos que aprender tudo de novo!!!
janeiro 12th, 2009 as 8:07 am
Nossas ideias não tem mais acento. Sejam benvindos ao adorável mundo das mudanças. Não esquentem, é errando que se aprende.
janeiro 12th, 2009 as 10:14 pm
eu sou contra tais mudanças.As pessoas que estudam ate conseguiram aprender, mas quem ja terminou fica complicado…ta tão bom desse jeito,melhor estraga!!!
janeiro 13th, 2009 as 11:18 am
o pessoal da net que ta gostando eles não poem aseno mesmo……..
janeiro 14th, 2009 as 12:03 am
Para você Matheus Nerosky.
No caso de forma(substantivo) e fôrma (verbo)será facultativo na hora da escrita.
Eu, perticularmente, não gostei dessas modificações.
Além de ser complicado, todos os dicionários e livros terão que ser reeditados.
Isso terá um alto custo na educação (como se já não fosse caro).
Agora teremos que estudar novamente,” reaprender” o que já sabiamos.
janeiro 14th, 2009 as 9:39 am
Eu gostei das modificações. Por entender a língua como cultura viva e dinâmica, já estava em tempo de mudar a grafia, mudanças estas que vem ocorrendo desde o inicio de nossa sociedade. Ainda não me adaptei as mudanças.Mas acho que vai ser bom. E que mude mais!
janeiro 15th, 2009 as 11:08 am
Eu ñ gostei dessas novas regras de gramatica..
naum entendi nda…
=( Essa regra é estupida e inutil…
Concordo com Sandro..
Podiam aboli a regra de ’ss’ ’s’ ‘ç’
Apesar de que ficaria bem estranho tbem…
Mas agora…
…o jeito é adaptar
=(
janeiro 15th, 2009 as 7:44 pm
Não gostei porque vai dar um no na cabeça de muitos principalmente os mais novos.
janeiro 16th, 2009 as 12:23 pm
Gostaria de receber por email a nova regra da
língua portuguesa.
obrigada.
janeiro 18th, 2009 as 8:30 am
Eu gostei muito das novas regras e,mesmo que pareça difícil agora,com o tempo acostumaremos.
janeiro 18th, 2009 as 9:07 pm
Essas novas regras só vão atrapalhar nós educadores e os alunos, pois temos várias dúvidas e os alunos vão ficar muito confusos.
Por isso q eu acho q poderia ser de forma graduativa e não como uma bomba.
janeiro 19th, 2009 as 4:53 pm
Adorei as novas regras, as palavras ficarão mais fáceis de serem escritas.
janeiro 19th, 2009 as 6:58 pm
EU NAO APROVO ESSAS MUDANÇAS, POS NAO ACHO NESSESARIO.
janeiro 21st, 2009 as 1:19 pm
Eu sou totalmente contra essas mudanças desnecessária a não ser a exeção das letras k ,w, e y fazerem parte do nosso alfabeto …
Até porque o nosso país irá gastar muito mais com isso ao reescrever todos os livros didaticos ….!!!!!!! e como ficará nós os já “educados” pelas antigas regras?
janeiro 22nd, 2009 as 6:27 pm
concordo com todos que descordaram das novas regras.Achei uma chatice, ja tava dificil de entender sem as mudanças e agora então…!!
janeiro 23rd, 2009 as 7:47 pm
Países como a França, o Japão e, se não me engano, a Espanha fazem com certa regularidade alterações no idioma de modo a torná-lo mais prático. A França, por exemplo, o faz com uma regularidade de 10 anos, mais ou menos, para sempre “atualizar” o idioma.
Sei que eles não mudam tanto a estrutura a cada vez, mas, mesmo assim, eu acho isso um exagero.
Agora, que o Brasil estava precisando de uma atualizada no português, ele estava. Para mim, as novas regras tornam o nosso idioma um pouco menos complicado e confuso.
janeiro 24th, 2009 as 2:22 pm
como vou vai ficar o vovô e a vovó?
janeiro 26th, 2009 as 6:00 pm
Bem… acho que não vão mexer com o vovô e a vovó ne´..rssss. Só d e uma coisa; vamos ter que voltar pra escola. Fazer uma reciclagem ou, fazer uma regressão… esquecer de tudo e, começar de novo ou denovo.. ihhhh.. agora o bicho pegou
janeiro 27th, 2009 as 2:02 pm
uma duvida de nada essas palavras com hífen
tem algumas que não devem mudar não tenho um exemplo na minha mente mais acho que não deve mudar não!!!!!!!!!!!
janeiro 27th, 2009 as 2:07 pm
o que seria a palavra sem hifen ex:idèia ia ficar “ideia”
janeiro 28th, 2009 as 12:37 pm
Gostaria de saber como ficará a situação do hífem em relação aos dias da semana? “Segunda-feira, terça-feira,…”Pois verifiquei que, na questão do “vice- presidente, vice-prefeito” permanecem, será que parmancerá nessas palavras compostas?
Valeu…
janeiro 28th, 2009 as 3:43 pm
Não entendo como é que quem vai aprender o português agora vai conseguir “falar” as palavras corretamente.O acento diferencial servia era pra isso…E o trema também não é?? Como é que vai ficar o caso das palavras iguais e com significações diferentes?
janeiro 29th, 2009 as 2:10 pm
bom, eu acho que essas novas regras não prescisava por que eu já estava acostumada ! nem sei pra enventaram essa nova “regra” só para piorar minhas notas em português.
janeiro 29th, 2009 as 2:12 pm
bom, eu acho que essas novas regras não prescisava por que eu já estava acostumada ! nem sei pra que enventaram essa nova “regra” só para piorar minhas notas em português.
janeiro 30th, 2009 as 3:37 am
eu nao sei nem as anteriores regras nem as novas jajajajaja porque eu nao sei falar o portugues alguem poderia me ensenar?????????????????????????????????
janeiro 30th, 2009 as 2:17 pm
A língua portuguesa já passou por outras reformas para chegar até aqui, claro que não vamos concordar com todas as mudanças, como principalmente a queda do trema, vamos acabar aprendendo a pronunciar palavras de forma incorreta!!!
janeiro 30th, 2009 as 2:19 pm
Agora terei que estudar um pouquinho mais Língua portuguesa!!!
janeiro 31st, 2009 as 11:34 am
essas novas regras so irá piorar a nossa gramática ,pois teremos que reaprendermos tudo novamente; vamos voltar para ao fundamental.
fevereiro 2nd, 2009 as 10:01 am
que regras deficiesis
fevereiro 2nd, 2009 as 4:05 pm
acho que nao mudou mita coisa nao…
gosto muito de portugues!!!
fevereiro 3rd, 2009 as 3:22 pm
Em minha opinião,essas novas regras não tem sentido nenhum.Estou prestes a prestar vestibular e esse tipo de linguagem na ortografia,em alguns casos,só vai dificultar.
As regras até que não são difícies,mas de qualquer maneira,interferem em tudo aquilo que aprendemos.
fevereiro 3rd, 2009 as 3:27 pm
Só consiguiremos pronunciar certas palavras porque já conhecemos sua pronúncia.Agora imagine quem ainda irá aprender realmente a gramática e a ortografia sem o trema e o acento diferencial?
fevereiro 3rd, 2009 as 9:34 pm
Gostaria de receber as novas regras da lingua portuguesa pois me será muito útil e me orientará, será de muita ajuda na faculdade.
fevereiro 4th, 2009 as 11:50 am
Sou contra essa nova regra pois, milhões de livros que já foram feitos vão ter que ir p o lixo por conta disto.
Os professores terão que aprender novamente a língua portguesa..
vai ficar tudo mais complicado.
Espero que as pessoas peguem muito rápido.
fevereiro 4th, 2009 as 2:15 pm
Nada a ver essas novas regras.A língua portuguesa já é tão complexa.
fevereiro 4th, 2009 as 2:27 pm
complicou em!!!!!!!!!!!!!
fevereiro 4th, 2009 as 8:43 pm
kk gentii issu jah deve ser feito por nois [começar a usar essas mudanças] Acho q não vou conseguir gravar issu aii
fevereiro 4th, 2009 as 9:40 pm
Eu não sei se concordo. Mas compreendo um pouco a necessidade da mudança. Já pararam pra pensar que uma das línguas mais difíceis dos estrangeiros compreenderem a gramática é o português Brasileiro?
A globalização pede que a comunicação seja mais prática, mais “dócil”.
Dificil reaprender? Sempre. Mas como o mundo gira, a gente vive reaprendendo várias coisas e nem percebe. Basta lembrar como era o mundo a nossa volta 15, 20 anos atrás. Os maneirismos, modismos, “certo e errado”… tudo mudou, mas como foi um processo natural e não imposto, poucos reclamaram =)
A língua vai mudar de tempos em tempos, hoje se eu ler algo aCtual e que seja uma “brasa, mora”. Provavelmente vai ser descrito como “issu eh mto loko. massa msm!” e vou entender, mesmo sem ser regra.
Acho q o que incomoda não é a mudança em si, é a imposição. Já que a maioria das pessoas naturalmente elimina algumas acentuações pra agilizar o diálogo em papos informais.
minha opinião, claro =)
fevereiro 7th, 2009 as 10:37 am
eu nao gostei dessa novas regras pois tem palavras que ficam sem nexo……..
fevereiro 7th, 2009 as 2:33 pm
obrigado + um porem o porque de mudar agora.
fevereiro 13th, 2009 as 3:26 pm
EU ACHO QUE SERÁ LEGAL PARA ALGUMAS PESSOAS QUE CONSEGUIRAO
fevereiro 13th, 2009 as 6:13 pm
EU ACHO QUE MUITAS PESSOAS GOSTAM DE PORTUGUÊS E OUTRAS NÃO!
PARA AS PESSOAS QUE GOSTÃO DE PORTUGUÊS VAI SER SIMPLES, MAS AS PESSOAS QUE NÃO GOSTÃO VÃO NO COMEÇO TER DIFICULDADE!
DESEJO SORTE A TODOS QUE ESTÃO APRENDENDO AS NOVAS REGRAS E FELICIDADE PARA NÃO ACHAREM QUE PORTUGUÊS É UM SACO!
THAU, BEIJOS PRA TODOS!
BIA!
fevereiro 18th, 2009 as 2:37 pm
O que me provoca imenso pesar é o fato de que a gramática brasileira sofre alterações profundas e importantes por questões políticas, no entanto, alterações que visem uma maior praticidade e facilidade no manuseio do idioma pátrio não são cogitadas; assim o brasileiro continua levando uma vida inteira para aprender a ler e escrever seu próprio idioma, quando tudo isso poderia ser simplificado. Mas acredito que o fim da exclusão ortográfica não é ainda uma ambição política e nem dá lucro.
fevereiro 19th, 2009 as 2:29 pm
achei essas regras bem fáceis de entender, claro se eu ainda etivesse no colegial, acho uma bobagem essa de mudar as regras gramaticais, gramatica já é tão confusa,e outra coisa que andei pesquisando e ñ encontrei se essas regras valem para o vestibular será q valem?
março 3rd, 2009 as 1:31 pm
Achei a regra muito ridícula, pois a galera nao tem oque fazer da vida, como coçar o saco.. e fica inventando novas regras pra complicar o nosso vestibular…
vão fazer sexo que eh bem melhor
=D
março 5th, 2009 as 9:02 am
meu deus como vo aprender essa porcaria
março 8th, 2009 as 10:03 am
Se os brasileiros não estão a gostar das mudanças, imaginem os portugueses, pois as mudanças em Portugal serão bem maiores. Sou brasileira, mas minha família é portuguesa e mora lá. Desculpem-me, mas como diz meu pai: Se os brasileiros não gostam de falar de maneira certa, não temos nós que estar a mudar o nosso português apenas para falarmos errado com eles.
Tenho que concordar.
março 9th, 2009 as 8:20 am
que texto grande
março 10th, 2009 as 11:02 am
para os advogados,será uma grande mudança.eles prescisam escrever certo e falar certo.e eu vou ser uma médica e preciso aprender a a falar e a escrever certo.preciso aprender todas as novas regras e vamos torcer para que não reformem de novo a lingua portuguesa.
março 17th, 2009 as 2:31 pm
vlw eu sou estudante e isso me ajudou bastante no trabalho
março 19th, 2009 as 8:48 am
oi gente me add no orkut
março 19th, 2009 as 9:26 pm
cumlicou mesmo agora o que eu faço sera que tenho que treinar mais um pouquinho essas novas regras
abril 11th, 2009 as 5:43 pm
na minha opinião estas novas regras tem um pouco de política e nada de interessante para o povo brasileiro. o que faremos com os livros antigos? teremos que abandonar uma biblioteca com varios pensamentos ideologicos por causa de uma alteração de 2% na língua portuguesa nada significativo.
abril 12th, 2009 as 9:00 pm
esse site so mim ajudou 5%!!
abril 20th, 2009 as 10:46 am
É uma vergonha um país que se diz independente submeter-se mudar a ortografia por causa de outro, não somos mias colonia de portugal, deveria ser repensado o conceito de independencia, nem todas as pessoas podem estudar, outras que eatudam mas não vão poder se atualisarem pois nem todos teem assesso há internet, jornais, TV, etc… se queremos que o Brasil chegue em algum lugar devemos comessar de cima, com uma liderança mais forte, que não desista de lutar pelo pais.
Idai que portugal atualisou sua gramatica o Brasil não tem nada a ver com isso eu posso atualisar-me mas sei que a grande maioria não pode penso no que falo, não falo o que penso.
lenbro da seguinte frase, “Brasil um país de todos” mas não é isso o que vemos. Só emcotramos desigualdade e e´ssa só é mais uma.
abril 24th, 2009 as 1:05 pm
EU ACHEI UM POUCO BOM
MAIS TAMBEM ACHEI UM ABSURDO MUDAR AS REGRAS PORQUE NÃO DEIXA A QUE ESTAVA? SO PRA PREJUDICAR AGENTE NÃO É TODOS QUE VAMOS DECORAR ASSIM FACIL MENTE
abril 24th, 2009 as 1:08 pm
ESTE SITE SO MI AJUDOU 8%!!!!!!
abril 24th, 2009 as 1:13 pm
NÃO SEI SE VAI DAR SERTO MAS VOU TENTAR ACERTA AS NOVAS REGRAS
abril 24th, 2009 as 1:37 pm
PODEMOS PEDIR DICAS A VOCES TODA VIDA QUE TIVERMOS DUVIDAS
abril 28th, 2009 as 3:05 pm
Bom primeiramente acho essa mudança uma grande palhaçada. e quem já acabou os estudos como vai fazer pra se adptar as novas regras…
maio 18th, 2009 as 8:51 pm
Acho uma idiotice essa mudança…já é difícil sabermos escrever de acordo com a grámatica, que faz muito tempo que elas existem, imagine ter que nos adaptar com as novas regras…
maio 30th, 2009 as 11:09 am
Essas regras já começaram a entrar em vigor?
A partir de quando serão cobradas??
junho 2nd, 2009 as 4:43 pm
como ficam expressões como têm, mantêm depois da mudança??
sai o acento circunflexo e repete a o “e”, n é isso??
junho 2nd, 2009 as 4:43 pm
como ficam expressões como têm, mantêm depois da mudança??
sai o acento circunflexo e repete a o “e”, n é isso??
junho 30th, 2009 as 12:05 am
Odiei as novas regras…quando eu disser pêra e escrever ‘pera’ e tiver uma frase:Pega essa pera aí!!!kkkkkkk Vão te lascar todos os admiradores da complicação!!Desperdício de tempo pois estudarão as velhas regras para aprenderem as novas!! Prefiro escrever errado msm
julho 19th, 2009 as 10:24 pm
nossos dirigentes deveriam estar preocupados em mudar nossas leis e não acabar com a língua portuguesa.vocês acham que a maioria das pessoas está ligando para essas novas regras? eu, particularmente acho que ao invés de avançarmos no tempo estamos sim é regredindo perdendo nossos valores culturais.
agosto 10th, 2009 as 7:02 pm
Em caso da regra do s.
que regra é essa?
agosto 10th, 2009 as 7:03 pm
gostaria de saber que regra é essa pois no meu trabalho veu falando sobre a regra do s,e eu ñ fiz pois ñ sabia..vc pode me explicar??
agosto 28th, 2009 as 12:53 pm
NÃO GOSTEI MUITO DESSA MUDANÇA NA GRAMÁTICA, SEM A MUNDANÇA JÁ É MEI COMPLICADO E DEPOIS DA MUDANÇA ATÉ ACOSTURMAMOS. e OUTRA COISA TAMBÉM JÁ ESTÃO COBRANDO NOS CONCURSOS SENDO QUE FALARAM QUE IRIAM COBRAR EM 2014.É MUITA SACANAGEM.
agosto 28th, 2009 as 12:55 pm
NÃO GOSTEI MUITO DESSA MUDANÇA NA GRAMÁTICA, O PORTUGUÊS JÁ É COMPLICADO, SEM FALAR QUE JÁ ESTÃO COBRANDO NOS CONCURSOS PÚBLICO, SENDO QUE FALARAM QUE IRIAM COBRAR ISSO EM 2014.
dezembro 6th, 2009 as 12:46 pm
A mudança é estúpida e tem em vista ações políticas sem o menor cabimento. Não é porque não escrevemos acção, como em Portugal, que não existe grande aproximação comercial. Os países lusófonos não se aproximam, não por questão da língua, mas de cultura, de política, de comércio, acima de tudo, de história. As novas regras gramaticais são burras e apenas distanciam os países porque geram o ranço do abrir-mão-do-próprio-meio-de-levar-ao-mundo as idéias concebidas culturalmente.
A preocupação política deveria ser como incluir todas as pessoas na língua portuguesa. Como manter-se firme diante das globalizações diversas, sem armorialismos - ou quem sabe, seria mesmo prudente até utilizar-se disto, algumas vezes. E, ao invés de unificar, deveria ser levado em consideração o respeito a alteridade, refletindo variações regionais, étnicas e de classe. Toda unificação é sim facista. E foi um grande retrocesso querer unir, com profunda hipocrisia, diferentes nações culturais.
janeiro 28th, 2010 as 9:31 am
O que me intriga nisso tudo è a falta de justificativas. Por que mudar isso ou aquilo?Que critérios estão sendo utilizados? falta justificar essas mudancas não? Ou é pra ser desse jeito e pronto. Daqui a pouco será tudo modificado de novo sem termos tempo se quer de aprender essas novar regras injustificáveis. A impressão que fica é que isso só serve para vender GRAMATICAS.
maio 12th, 2010 as 3:48 pm
Pelo amor de Deus, façamos mudanças para facilitar nossas vidas, quem foi o fp… quem inventou a droga de “x com som de s” “s com som de z” “ç com som de s” “x com som de cs ” seria muito mais fácil cada letra com sua função….. é o cúmulo do absurdo termos que decorar regras para saber o porquê de CASA ser com s e não com z entre outros!!!!!!!!!!!
julho 17th, 2010 as 10:37 am
Acho interessante ,pois facilita a escrita e entendimento ortografico.
Além do mais tira algumas preocupações com acentos e hifens no momento da redação,basta se orientar na escrita e ler muitas coisas atualizadas que dá certo!
setembro 21st, 2010 as 9:18 pm
Adorei
Aprendi muito ,obrigada
fevereiro 24th, 2011 as 2:29 pm
eu acho que nao melhorou nada pelo contrario piorou tem ente que vai custar a se adaptar